SAMPA BLOG

A importância do contato pele a pele

por Jack Newman, M. D., FRCPC

originalmente publicado em International Breastfeeding Center com tradução livre pela Sampa Sling


Há agora uma série de estudos que mostram que as mães e os bebês devem estar juntos, pele a pele (o bebê nu, não envolvido em um cobertor) imediatamente após o nascimento, assim como mais tarde. O bebê fica mais feliz, a temperatura do bebê fica mais próxima do normal, as frequências cardíaca e respiratória do bebê são estabilizadas, e o nível de açúcar no sangue do bebê fica mais elevado. Não só isso, contato pele a pele logo após o nascimento permite que o bebê seja colonizado pelas mesmas bactérias da mãe. Isso, além de amamentação, são considerados como sendo importantes na prevenção de doenças alérgicas. Quando um bebê é colocado em uma incubadora, sua pele e intestino muitas vezes são colonizados por bactérias diferentes de sua mãe.


Agora sabemos que isso é verdade não só para o bebê recém-nascido à termo e de boa saúde, mas também mesmo para o bebê prematuro. Contato pele a pele e o Método Mãe Canguru pode contribuir muito para o cuidado do bebê prematuro. Mesmo os bebês no oxigênio podem ser cuidados com pele a pele, e isso ajuda a reduzir as suas necessidades de oxigênio, e os mantém mais estáveis de outras maneiras também.




Do ponto de vista do aleitamento materno, os bebês que são mantidos pele a pele com a mãe logo após o nascimento, durante pelo menos uma hora, são mais propensos a pegar o seio sem qualquer ajuda e eles são mais propensos a ter uma boa pega, especialmente se a mãe não recebeu medicação durante o trabalho de parto ou nascimento.


Como mencionado em "Breastfeeding - Starting out Right", um bebê que tem uma boa pega recebe leite mais facilmente do que um bebê com uma pega incorreta. Quando um bebê tem uma pega boa, a mãe tem menos probabilidade de ser ferida. Quando o leite da mãe é abundante, o bebê pode pegar o peito incorretamente e ainda obter bastante leite, embora as mamadas possam ser longas ou frequentes ou ambas, e a mãe é mais propensa a desenvolver problemas como ductos bloqueados e mastite.


Nos primeiros dias, no entanto, a mãe não tem um volume enorme de leite (mas ela tem o suficiente!), e uma boa pegada é importante para ajudar o bebê a mamar o leite que está disponível (sim, o leite está lá mesmo se alguém já "provou" para você com uma bomba que não há nenhum leite no seu seio). Se o bebê não pega o seio bem, a amamentação pode ser dolorida, e se o bebê não mama muito leite, ele vai querer estar no peito por longos períodos de tempo piorando a dor.


Para recapitular, contato pele a pele com duração de pelo menos uma hora logo após o nascimento tem os seguintes efeitos positivos sobre o bebê:


São mais propensos a pegar o seio corretamente;


Tem temperaturas corporais mais estáveis e normais;


Tem frequências cardíacas mais estáveis e normais;


Tem pressão arterial mais estável e normal;


Tem níveis mais elevados de açúcar no sangue;


São menos propensos a chorar;


São mais propensos a amamentar exclusivamente por mais tempo;


Não há razão para que a grande maioria dos bebês não possa ter contato de pele com a mãe imediatamente após o nascimento, por pelo menos, uma hora. As rotinas hospitalares, como a pesagem do bebê, não devem prevalecer.


O bebê deve ser seco e colocado sobre a mãe. Ninguém deve estar forçando bebê a fazer qualquer coisa; ninguém deve estar tentando ajudar o bebê a pegar o seio durante este tempo. A mãe, é claro, pode fazer algumas tentativas para ajudar o bebê, e isso não deve ser desencorajado. A mãe e o bebê devem apenas ser deixados em paz para desfrutar a companhia um do outro.


No entanto, mãe e bebê não devem ser deixados sozinhos, especialmente se a mãe recebeu medicação, e é importante que não só o companheiro, mas também um profissional de saúde estejam presentes, para ocasional atendimento médico. Os colírios e da injeção de vitamina K podem esperar um par de horas. À propósito, o contato pele a pele imediato também pode ser feito após a cesariana, mesmo enquanto a mãe está sendo costurada, à menos que haja razões médicas que impedem isso.


Estudos têm demonstrado que mesmo os bebês prematuros, tão pequenas quanto 1,200g ficam metabolicamente mais estáveis (incluindo o nível de seu açúcar no sangue) e respiram melhor se eles são colocados no contato pele a pele logo após o nascimento. A necessidade de uma perfusão intravenosa, a terapia de oxigênio ou sonda nasogástrica, por exemplo, não se opõe ao contato pele a pele.


Fonte da Imagem


Contato pele a pele é bastante compatível com outras medidas tomadas para manter o bebê saudável. Claro que, se o bebê está muito doente, a saúde do bebê não deve ser comprometida, mas qualquer bebê prematuro que não está sofrendo de síndrome do desconforto respiratório pode ter contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento. É fato que no bebê prematuro, assim como no bebê a termo, contato pele a pele pode diminuir respiração rápida para uma faixa normal.


Mesmo se o bebê não pega o seio durante a primeira hora ou duas, contato pele a pele ainda é bom e importante para o bebê e da mãe para todas as outras razões mencionadas.


Escrito por Jack Newman, drjacknewman@sympatico.ca MD, FRCPC. © 2005


Esta apostila pode ser copiada e distribuída sem permissão adicional, sob a condição de que ele não é usado em qualquer contexto no qual o código da OMS sobre a comercialização de substitutos do leite materno é violada.

Slingada Virtual

Aprenda a usar todos os modelos de carregadores de pano em vídeos com bebês de verdade na abordagem Brasileira para carregamneto de bebês no pano:

Colo com Amor!

Lançamentos
Agenda da Slingada

Original, pioneira, aberta e gratuita, verifique uma Slingada perto de você!

Sampa Wraps
Loja Conceito

Rua Antônio Vieira de Medeiros, 137 - Casa 01 de seg à sex das 9h às 17h

Sling de Argolas
Fale Conosco

De segunda à sexta das 9h às 17 você pode tirar dúvidas e conversar conosco pelo WhatsApp

11 • 94795-1198
Sling de Argolas

94795-1198

3735-0838

11

Rua Amaro Cavalheiro, 453

Pinheiros

SP

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon